Sindireceita participa de reunião na COGEA para tratar da atuação do Analista-Tributário no atendimento e nas atividades de conformidade tributária

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita se reuniu ontem, dia 17, com a Coordenação-Geral de Atendimento (Cogea) da Receita Federal do Brasil. Participaram da reunião, o diretor de Defesa Profissional do Sindicato, Alexandre Magno e o diretor de Estudos Técnicos, Fabiano Rebelo. Pela Receita Federal, participaram José Carlos Nogueira Júnior, coordenador-geral de Atendimento substituto; Marco Henrique Soares de Menezes, chefe da Divisão de Gestão do Atendimento da RFB; e Eduardo Schettino, chefe da Divisão de Estudos e Projetos de Atendimento (Diest).

Sindireceita participa de reunião na COGEA para tratar da atuação do Analista Tributário no atendimento e nas atividades de conformidade tributária 2

Durante o encontro, que deu prosseguimento as discussões com os administradores da RFB que participaram no último dia 16 da LXXXVII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), realizada em Brasília/DF, foram avaliadas a evolução de um conjunto de ações em andamento na instituição visando um projeto focado na conformidade tributária e o atendimento a grandes contribuintes. (Veja aqui)

Ainda durante o último CNRE, o secretário da RFB, Robinson Barreiras destacou a importância do trabalho do Analista-Tributário e sua contribuição para as atividades de conformidade e cidadania fiscal, que serão ampliadas pela instituição. (veja aqui)

Na reunião, foram apresentadas as linhas gerais de um projeto piloto de atendimento a grandes contribuintes e de conformidade que a Receita Federal está implantando na 6ª Região Fiscal. De acordo com o diretor de Estudos Técnicos, Fabiano Rebelo o projeto vai ao encontro de um processo de acompanhamento “em tempo real” de grandes contribuintes, visando a conformidade no cumprimento das obrigações tributárias.

Na avaliação do diretor de Defesa Profissional do Sindicato, Alexandre Magno este é um novo campo de atuação na Administração Tributária e os Analistas-Tributários devem atuar de forma efetiva em um conjunto de atividades que serão essenciais neste processo. “Estes projetos são muito importantes e estão inseridos em nosso objetivo que é a valorização do Analista-Tributário e sua atuação em atividades específicas da Administração Tributária. Esse modelo de relacionamento com o contribuinte, previsto nesse projeto de conformidade, é muito importante também porque potencializa o trabalho do Analista-Tributário, nos aproxima dos grandes contribuintes, desenvolve cidadania fiscal e a representação institucional”, ressaltou.

A Diretoria Executiva Nacional seguirá acompanhando essas iniciativas visando garantir a plena participação do trabalho qualificado dos Analistas-Tributários, que formam a linha de frente no atendimento e nos projetos de cidadania fiscal, e que estão prontos e aptos a colaborar com esta nova compreensão da relação entre o fisco e o contribuinte.

📹Assista ao vídeo: