Pirata: Tô Fora

A campanha Pirata: Tô fora! Só Uso Original tem por objetivo alertar a sociedade sobre os prejuízos causados pela pirataria à geração de empregos, economia, segurança e saúde da população. O projeto foi lançado pelo Sindireceita em 2005, estimulado por Analistas-Tributários que atuavam na linha de frente do controle aduaneiro e contou com apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual do Ministério da Justiça (CNCP/MJ). A campanha venceu, por duas vezes consecutivas, em 2011 e 2012, o Prêmio Nacional de Combate à Pirataria do CNCP/MJ, sendo considerada como a melhor ação educativa em execução no país. Em 2013, a iniciativa conquistou o 2º lugar na categoria “Eixo Educacional” da premiação.A campanha também foi incluída em um relatório de atividades do Ministério da Justiça entre as principais ações educativas em andamento no Brasil e integrou o esforço olímpico pela candidatura do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos em 2016.

O projeto desencadeou reações em todo o Brasil e, ao longo de sua execução, o Sindicato recebeu centenas de solicitações para uso da marca, produção de materiais e participação em ações de conscientização da sociedade.

A realização desta campanha consolidou o Sindireceita como referência nacional em ações de combate à pirataria e reforçou a imagem do Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) como agente essencial na fiscalização, vigilância e repressão aduaneira.